Entenda tudo sobre o Simples Nacional e saiba se o seu negócio pode se enquadrar nesse regime de tributação
Saiba se você pode optar pelo Simples Nacional e quais são os principais benefícios, ao adotar esse regime tributário no seu negócio
Muitos empreendedores que sonham em ter o seu próprio negócio, diante de tantos sonhos e objetivos, acabam esquecendo de um fator de extrema importância: o regime de tributação a ser escolhido.
A grande maioria entende que é um assunto chato e complexo, mas você que quer abrir o seu negócio da forma correta, sabe muito bem que é necessário ter o mínimo conhecimento a respeito do assunto para começar com o pé direito.
E não é à toa que você está lendo este artigo, não é mesmo?
Pois bem, hoje é dia de abordar um regime tributário, em específico o Simples Nacional, de forma que você saiba tudo a respeito e veja se, de fato, pode ser optante por tal modelo de tributação em seu negócio.
O que é o Simples Nacional?
Antes mesmo de falar se a sua empresa poderá ou não se adequar ao Simples Nacional, é preciso contextualizar, para que você saiba, de uma vez por todas, o que significa esse regime tributário.
Bom, o simples nacional é um regime compartilhado de arrecadação, que é feito de forma simplificada.
Ele possui 3 aspectos norteadores, com relação aos tributos, que são:
- Arrecadação;
- Cobrança;
- Fiscalização
Quando falamos que o simples nacional se trata de um modelo simplificado, isso significa que todos os tributos são dispostos em uma única guia, o DAS, que abrange os seguintes tributos:
- IRPJ;
- CSLL;
- PIS/PASEP;
- COFINS;
- IPI;
- ICMS;
- CPP;
- ISS.
Ao primeiro momento, parece ser vantajoso centralizar todos estes tributos em uma única guia, mas a verdade é que ter bons profissionais de contabilidade, como parceiros, será um grande diferencial para saber se, realmente, o Simples Nacional é o regime ideal para você.
De todo modo, no tópico a seguir, vamos ver se o seu negócio poderá estar enquadrado nesse regime.
Quem pode optar?
De forma simples e objetiva, são dois tipos de empresas que podem adequar-se ao Simples Nacional.
São elas:
- ME (Microempresas);
- EPP (Empresas de pequeno porte)
Muito importante ressaltar que, você que é prestador de serviço e atua com MEI, está enquadrado como microempresário e poderá adotar o Simples Nacional como regime tributário.
O ideal é que você tenha um entendimento a respeito do tamanho da sua empresa, assim como aspectos relacionados a estimativa de faturamento, para que o Simples Nacional seja a opção, de fato, mais vantajosa.
Afinal, existe um limite de receita bruta anual, no valor de R$4,8 milhões, para que você possa estar nesse regime tributário de forma regular.
Conte com o Grupo Rangel!
Lembra que falamos mais acima a respeito de você contar com o auxílio de parceiros para ter uma contabilidade efetiva do seu negócio?
Pois bem, o Grupo Rangel é especialista em contabilidade para microempresas e empresas de pequeno porte, realizando uma gestão efetiva de todas as questões contábeis, fiscais e tributárias dos gestores.
E, que tal contar com o nosso suporte para estar sempre em conformidade com todas as questões?
Para isso, não hesite em nos contatar!
Um dos nossos especialistas terá a maior satisfação em atendê-lo.