O recibo de compra e venda é o documento mais importante na hora de comprovar o pagamento por um produto ou serviço.
O recibo de compra e venda é um documento de suma importância para comprovar um pagamento.
Portanto, é bastante comum entre comprador x vendedor, para legalizar o negócio e trazer total segurança às partes.
Sendo assim, ao efetuar vendas ou compras é fundamental emitir ou exigir o recibo de compra e venda.
Para saber como funciona e como emitir esse documento, prossiga com a leitura deste artigo.
Recibo de compra e venda: o que é
O recibo de compra e venda é literalmente um documento escrito onde comprova que um produto ou serviço foi pago corretamente, ou seja liquidado em sua totalidade.
Por isso, no documento contém a assinatura de quem recebeu o valor pelo serviço prestado.
Profissionais que não têm CNPJ costumam emitir recibo aos seus clientes como forma de comprovar por algo que foi prestado.
Para a contabilidade, é preciso arquivar o mesmo para enviar a receita a fim de declarar as saídas que a empresa teve no caixa.
O RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) é um documento oficial emitido pelos prestadores de serviço. Geralmente é solicitado por empresas que obrigatoriamente precisam enviar a receita federal tal documento.
Usualmente serviços como: encanador, eletricista, T.I e gráficas podem emitir o RPA bem como nota fiscal de serviços nos casos em que o empreendedor é MEI.
Veja o passo a passo de como emitir o recibo
A parte de preencher um recibo não é algo desafiador, porém requer um conhecimento básico do que está fazendo para não ocorrer, por exemplo, rasuras no documento.
Confira o passo a passo de como emitir:
1- Preencha o assunto referente ao que se trata o recibo;
2- Faça a descrição do recebimento (ex: serviços de encanamento);
3- Escreva o valor por extenso e também em numeral;
4- Preencha a lacuna com cidade, data, ano e assinatura.
Entenda a importância do recibo nas suas vendas
O recibo de compra e venda tem a finalidade de comprovar que uma atividade foi feita, seja ela interna ou externa, dentro de um ambiente corporativo.
Tanto quem executou quanto quem solicitou tem a garantia em mãos para comprovar. Para a contabilidade o documento tem suma importância em demonstrar ao fisco as saídas e de qual setor são pertinentes.
Além de gerar segurança, a contabilidade consegue ver exatamente os gastos e com que frequência determinado serviço é solicitado.
Conclusão
O recibo de compra e venda sem dúvidas é documento que jamais perderá a validade, principalmente no que compete ao setor de contabilidade.
Para estar em dia com o fisco, absolutamente todas as saídas e entradas devem ser devidamente registradas.
Pois, elas contribuem para evitar fraudes e para ter um planejamento de manutenções ou serviços que se façam necessários.
Nesses casos, é imprescindível ter um contador para auxiliar a companhia a emitir e verificar se os recibos estão nos conformes.
Por isso, contrate um profissional contábil e evite problemas.
Nós, do Grupo Rangel, contamos com uma equipe altamente qualificada e diversos serviços contábeis eficazes, que poderão auxiliar em sua rotina e evitar que as burocracias sejam um empecilho em seus negócios.
Buscamos entender suas reais necessidades e encontrar alternativas ou soluções que garantam os melhores resultados em sua rotina.
Portanto, não perca tempo!
Clique aqui para contar com o Grupo Rangel!