Entenda a substituição tributária de PIS/COFINS para supermercados
Saiba tudo o que você precisa saber substituição tributária de PIS/COFINS para supermercados
Você sabia que boa parte dos produtos vendidos em seu supermercado são tributados à alíquota zero? Entretanto, devido a falta de compreensão do complexo sistema tributário, muitos desses produtos acabam sendo tributados indevidamente.
Desse modo, compreender alguns pontos importantes referentes ao recolhimento dos tributos é fundamental para que você evite o pagamento indevido de tributos e obtenha sucesso em seu negócio.
Um desses pontos é a substituição tributária de PIS/COFINS para supermercados. Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o tema.
Confira!
Veja também:
- Prevenção de perdas em supermercados – Como realizar?
- Saber aproveitar as vendas sazonais no seu mercado vai lhe trazer altos lucros;
- Escolha o sistema de gestão ideal para o seu mercado.
Afinal, o que é a substituição tributária?
A substituição tributária pode ser definida como um regime de arrecadação diferenciado de tributos, principalmente do ICMS, PIS e COFINS.
Nesse regime, a responsabilidade do pagamento do tributo em questão é do único contribuinte que se encontra no início da cadeia de produção, ou seja, o fabricante, importador ou distribuidor do produto.
Dessa forma, o recolhimento do tributo em questão deve ser recolhido uma única vez por esse contribuinte e posteriormente repassado ao governo.
Com o conceito de substituição tributária esclarecido, podemos entender como ela funciona. Veja a seguir!
Veja também:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Grupo Rangel Contabilidade (@gruporangel)
Como funciona a substituição tributária de PIS/COFINS para supermercados?
Em seu supermercado, produtos como água, refrigerante e cervejas estão sujeitos à substituição tributária de PIS e COFINS. Isso, na prática, significa que apenas o contribuinte responsável pela produção desses itens, ou seja, a indústria, são os responsáveis pelo recolhimento desses tributos.
Desse modo, o seu supermercado deve deduzir os valores desses tributos referentes a esses produtos.
Em outras palavras, você, como dono do supermercado, não deve ser cobrado pelo PIS e COFINS nessa situação.
Entretanto, muitos estabelecimentos, por não terem conhecimento/entendimento da substituição tributária, acabam realizando o pagamento desses tributos, pagando, portanto, mais impostos do que o necessário.
Mas não se preocupe, pois nós, do Grupo Rangel Contabilidade, estamos aqui para ajudar você a não cometer esse erro em seu supermercado e para recuperar esses valores pagos indevidamente.
Saiba mais a seguir!
Conte com o Grupo Rangel Contabilidade para ter mais economia tributária!
Nada melhor que contar com o suporte de especialistas contábeis com expertise no ramo alimentício, no departamento fiscal e na classificação e revisão fiscal de mercadorias para ajudar você a se proteger de erros e garantir uma maior economia tributária, não é mesmo?
Sendo assim, nós, do Grupo Rangel Contabilidade, somos a opção ideal para você!
Conosco, você terá o suporte ideal para entender os produtos que estão sujeitos à substituição tributária para que seja realizado o devido recolhimento, estará seguro de que o seu supermercado está atuando em conformidade fiscal e ainda poderá solicitar a recuperação tributária dos valores pagos indevidamente em impostos.
Afinal, através de uma análise minuciosa de suas informações fiscais, podemos identificar as irregularidades no pagamento dos tributos nos últimos 5 anos e entrar com a solicitação para você receber esses valores.
Sendo assim, nos envie uma mensagem e vamos conversar sobre a situação do seu supermercado e sobre como podemos ajudar você a manter um negócio legal, seguro e lucrativo.
CLIQUE AQUI PARA TER UMA GESTÃO FISCAL DE SUCESSO EM SEU SUPERMERCADO!