Como calcular a margem de lucro: Guia Passo-a-Passo

Como Calcular A Margem De Lucro Guia Passo A Passo Blog (1) - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Calculando sua margem de lucro – Um guia simples para as principais métricas de negócios

O lucro é o que impulsiona todos os negócios. Se você não está tendo lucro, não estará no negócio por muito tempo.

A margem de lucro é uma métrica chave que mede o quão rentável é seu negócio. Ela lhe diz quanto da receita de seu produto ou serviço vai para a cobertura de custos e despesas operacionais versus quanto você é capaz de reinvestir no negócio e ter lucro.

Se você acaba de iniciar sua empresa, pode ser um desafio obter um retrato preciso de seu desempenho desde o início. Felizmente, existem algumas fórmulas simples que o ajudarão a avaliar estas métricas sem ter que mergulhar muito fundo na terra da contabilidade.

Continue lendo para descobrir mais sobre o cálculo da margem de lucro e outras métricas financeiras chave, bem como como como elas impactam o avanço de seu negócio…

Veja também:

O que é margem de lucro?

Margem de lucro é o cálculo de quanto da receita de um produto ou serviço vai para cobrir custos e despesas operacionais versus quanto é feito a partir desse produto ou serviço. Por exemplo, se um widget é vendido por US$ 100 e o custo de fabricação desse widget é de US$ 50, então a margem de lucro é de 50%. Isso significa que você tem que vender dois widgets para obter $100 de lucro. Se a margem de lucro for baixa, isso significa que será difícil obter lucro porque muito pouco dessa receita está sendo realmente obtido.

As margens de lucro são geralmente consideradas entre 2-15%. As margens de lucro podem ser calculadas para cada produto, cada serviço, e também para sua empresa como um todo. Dependendo de qual delas você estiver olhando, elas conterão números diferentes. Entretanto, todas essas informações são importantes ao avaliar o desempenho de sua empresa.

Divisão de seus resultados

No exemplo acima, a margem de lucro para o widget é de 50%. Mas a margem de lucro para a empresa inteira é de 25%.

O que isso significa?

A margem de lucro para a empresa é a receita total da empresa dividida pelo custo total de produção desses itens. Neste caso, a empresa fez $100 através de seus widgets e gastou $50 para fazer esses widgets. Portanto, a empresa tem uma margem de lucro de 25%.

Isto acontece porque cada produto tem uma margem de lucro diferente. Digamos que a margem de lucro para o widget é de 50% e a margem de lucro para o lápis é de 10%. Agora, você vende 10 lápis por $10 e 2 widgets por $20. Portanto, sua receita é de $30, mas seu custo é de $30 + $10 + $20 = $60. Portanto, a margem de lucro de sua empresa é de 25%.

Key takeaway – não confie em uma métrica

Embora a margem de lucro seja uma métrica útil, ela pode ser enganosa. Se uma empresa tem uma margem de lucro baixa, isso não significa necessariamente que a empresa seja um mau investimento. Pode ser que a empresa esteja gastando uma grande quantia de receita em pesquisa e desenvolvimento, por exemplo.

Da mesma forma, uma empresa com uma alta margem de lucro pode não ser um bom investimento se for esperado que tenha um baixo crescimento no futuro. Cada métrica é apenas uma peça do quebra-cabeça, por isso é importante olhar para todas elas juntas para ter uma visão completa.

Como calcular sua margem de lucro

A margem de lucro é calculada tomando sua receita total e dividindo-a pelo seu custo total.

Como mencionado acima, a maneira mais fácil de fazer isso é usar a fórmula:

Receita Total – Custo Total = Margem de Lucro.

Se você estiver usando um software como o QuickBooks, ele será automaticamente calculado para você.

Outras métricas importantes que são importantes de se conhecer

  • Receita

Esta é a quantidade total de dinheiro que sua empresa ganha em um determinado período de tempo. Esta é a quantidade total de dinheiro que sua empresa poderia ganhar se todos os seus produtos fossem vendidos, portanto, inclui quaisquer descontos ou quebras de preço.

  • Despesas

Esta é a quantia total de dinheiro que sua empresa gasta. Isto inclui tudo, desde o pagamento da eletricidade de seu edifício até o pagamento do frete, se você vender on-line.

  • Fluxo de caixa

Esta é a quantidade de dinheiro que flui para a empresa a partir de clientes e investimentos. Esta é a quantidade de dinheiro que a empresa tem em um determinado momento para cuidar das despesas.

  • Lucro bruto

Este é o valor total do lucro que sua empresa obtém após subtrair o custo de quaisquer produtos vendidos.

  • Lucro líquido

Este é o valor total do lucro que sua empresa obtém após subtrair todas as despesas, inclusive impostos.

3 Maneiras de aumentar a margem de lucro de sua empresa

Há muitas métricas diferentes que determinam a saúde de sua empresa. Entretanto, ao se concentrar no aumento de sua margem de lucro, você terá um impacto direto em todas essas métricas. Aqui estão algumas maneiras de aumentar sua margem de lucro:

1. Diminua seus custos

Uma das melhores maneiras de aumentar sua margem de lucro é diminuir os custos de sua empresa. Ao encontrar maneiras de reduzir despesas, você liberará dinheiro para reinvestir no negócio. Isto pode ser tão simples quanto negociar tarifas mais baixas com os fornecedores ou encontrar uma maneira menos cara de enviar seus produtos.

2. Aumente seu preço de venda

Outra forma de aumentar sua margem de lucro é vender seus produtos por mais. Isto pode ser um desafio para algumas empresas porque as pessoas podem não estar dispostas a pagar um preço mais alto por seus produtos. Se você for capaz, tente oferecer produtos de maior qualidade ou produtos que resolvam um problema que as pessoas têm.

3. Aumente seu volume

A maneira final de aumentar sua margem de lucro é vender mais produtos. Isto pode ser difícil dependendo do setor em que você se encontra, mas é importante manter este objetivo em mente enquanto você trabalha para fazer sua empresa crescer.

Conte com o Grupo Rangel

A margem de lucro é uma métrica fundamental que mede a rentabilidade de seu negócio. Ela lhe diz quanto da receita de seu produto ou serviço vai para cobrir custos e despesas operacionais versus quanto você é capaz de reinvestir no negócio e obter lucro. 

Há algumas outras métricas que você deve ter em mente ao calcular sua margem de lucro. Essas são receitas, despesas, fluxo de caixa, lucro bruto e lucro líquido. Há algumas maneiras de aumentar sua margem de lucro, incluindo a redução dos custos, o aumento do preço de venda e o aumento de seu volume.

Conte com o Grupo Rangel para realizar o calculo da margem de lucro para você e esqueça problemas financeiros em seus negócios.

CLIQUE AQUI PARA NOSSA CONTABILIDADE CALCULAR SUA MARGEM DE LUCRO!

5/5 - (1 vote)

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco do Grupo Rangel Contabilidade.

Damos suporte aos nossos contratantes para que possam desenvolver continuamente seus empreendimentos de forma sustentável e com foco em seus resultados.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Summary
Como calcular a margem de lucro: Guia Passo-a-Passo
Article Name
Como calcular a margem de lucro: Guia Passo-a-Passo
Description
Calculando sua margem de lucro - Um guia simples para as principais métricas de negócios. Leia o nosso post e confira!
Author
Publisher Name
Grupo Rangel
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Entenda como proporcionar maior controle financeiro para sua empresa do…
Cresta Posts Box by CP