Conheça, agora mesmo, os impostos e as leis incidentes no ramo alimentício

Conheca As Leis E Os Impostos Que Incidem Sobre O Ramo Alimenticio Blog - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Impostos e leis sobre o ramo alimentício: veja agora como funcionam.

Os tributos e as leis que incidem sobre o ramo alimentício são bem complexos e envolvem questões específicas para cada caso, por isso é necessário estar sempre atento. Pensando nisso, trouxemos um artigo para te orientar quanto ao funcionamento dos impostos e das leis.

Pelo fato de o assunto tributação ser completo de regras, de leis e de artigos para cada área, é normal se sentir um pouco confuso acerca da tributação a ser paga no seu ramo de atuação – e no ramo alimentício não é diferente.

Os tributos são taxas de valores que incidem de maneira direta ou indiretamente sobre aspectos como bens, serviços, renda, patrimônio etc. Existem, assim, diferentes tipos de tributos e formas distintas a serem aplicadas. Entenda!

Veja como melhorar a gestão do seu negócio e como trabalhar com o ramo alimentício de forma eficiente e gerando resultados positivos: 

Quais são os principais impostos aplicados sobre o ramo alimentício?

  • ICMS

O ICMS – Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços – incide sobre todo o produto transportado, por exemplo, uma mercadoria exportada ou importada. É um imposto de competência estadual, por isso pode haver mudanças em relação a alíquotas aplicadas sobre a mercadoria.

  • IPI

O imposto que incide sobre os produtos industrializados. Todo produto que passa por processo de industrialização tem a incidência do IPI, com alíquotas que podem chegar a até 30% do valor final do produto.

  • PIS/Cofins

Programa de Integração Social e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social são complexos em suas regras e dispõem de particularidades maiores.

No geral, são contribuições de nível social. A COFINS, por exemplo, é destinada ao cofre social, já o PIS tem como um objetivo garantir a manutenção do seguro-desemprego, que é um benefício social adquirido por trabalhadores do país.

Tendo em vista a grande complexidade que envolve o PIS e a Cofins, vale a pena elaborar uma análise do assunto junto a seu contador.

Quais os diferentes tipos de tributação?

  • Tributação direta;
  • Tributação Indireta;
  • Tributação cumulativa;
  • Tributação não cumulativa.

Todos esses assuntos acerca de imposto a serem aplicados demandam atenção específica e devem ser tratados com seriedade. Por isso, é necessária a ajuda de um profissional para não ter surpresas na gestão do seu negócio.

Quais leis devem ser seguidas pelo ramo alimentício?

A ANVISA, que é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é a grande responsável pelo processo de fiscalização quanto ao ramo alimentício, tais como indústrias, empresas e estabelecimentos comerciais no país.

Afinal, quais as regras estabelecidas para o ramo alimentício?

  • Manipulação de alimentos;
  • Refrigeração e armazenagem de produtos;
  • Aparelhos utilizados para os processos envolvendo os produtos alimentícios;
  • Estrutura do ambiente.

Vale ressaltar que não há uma legislação específica para o gerenciamento geral do ramo alimentício, é necessário entender as funcionalidades de cada caso e analisar, dentro da legislação, as leis previstas para tal. As questões acima são de âmbito geral, o ideal é contar com um profissional para te orientar dentro das suas particularidades.

Conheça o Grupo Rangel Contabilidade 

É essencial, para o comércio alimentício, estar sempre bem respaldado com um bom profissional da área contábil.

A questão tributária e a jurídica podem gerar dúvidas sobre como prosseguir sem riscos perante a legislação, e ter um bom profissional para te ajudar na organização tributária da sua empresa é imprescindível a fim de um bom funcionamento a longo prazo sem problemas e riscos.

Por esse motivo, nós do grupo Rangel oferecemos os melhores serviços do mercado quando se trata do ramo alimentício, somos um diferencial quando em termos de contabilidade para a sua empresa.

CLIQUE AQUI E TENHA O RESPALDO DE UM PROFISSIONAL PARA CUIDAR DOS ASSUNTOS TRIBUTÁRIOS EM SUA EMPRESA

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco do Grupo Rangel Contabilidade.

Damos suporte aos nossos contratantes para que possam desenvolver continuamente seus empreendimentos de forma sustentável e com foco em seus resultados.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Conheça, agora mesmo, os impostos e as leis incidentes no ramo alimentício
Article Name
Conheça, agora mesmo, os impostos e as leis incidentes no ramo alimentício
Description
Conheça as leis e os impostos que incidem sobre o ramo alimentício.
Author
Publisher Name
Grupo Rangel
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Pis E Cofins Saiba Tudo Sobre A Tributacao De Medicamentos Blog - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

PIS e Cofins sobre medicamentos: saiba como funciona

Entenda como se dá a apuração do PIS e Cofins sobre medicamento Informações importantes que vão ajudar você a entender como deve ser feita a apuração do PIS e Cofins sobre medicamentos da forma correta A apuração do PIS e

Conheca As Vantagens De Ter Um Balanco Patrimonial Na Sua Empresa Blog - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Guia para Principiantes de Balanço Patrimonial

Informações importantes que vão ajudar você a entender o que, de fato, é um balanço patrimonial Entenda o que é o balanço patrimonial e com ele vai ajudar no desenvolvimento do seu negócio Para manter o controle de suas finanças

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top