Controle de estoque: como fazer da maneira correta?

Passo A Passo Para Gerenciar O Estoque Da Sua Loja De Materiais De Construcao Post (1) - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Saiba como você deve fazer o seu controle de estoque da maneira correta em sua loja de materiais de construção!

Precisa otimizar o controle de estoques da sua empresa? Então leia o nosso artigo e saiba como fazê-lo da maneira correta!

Ter um controle de estoque eficiente é importante por conta de ser uma informação que deve ser repassada ao governo, por grande parte das empresas, bem como devido às questões gerenciais.

Já pensou se seu cliente chegar em sua loja de materiais de construção e não encontrar o item que precisa?

Isso expõe seu negócio a perder não apenas essa, mas as potenciais futuras vendas as quais poderiam ser realizadas com esse indivíduo, que possivelmente será conquistado por seus concorrentes.

Ter um controle de estoque adequado ajuda a evitar que você passe por situações como essa, e o objetivo de nosso artigo é te ajudar nessa tarefa.

O que é controle de estoque?

Podemos entender como controle de estoque os métodos e ferramentas usadas para registrar as operações, acompanhar as mudanças e entender o posicionamento de seus estoques.

Em contabilidade, existem três formas de ele ser feito, e esses métodos são mais comumente realizados para se encontrar o valor dos Custos das Mercadorias Vendidas (CMV) em um determinado período.

São eles:

  • Último que Entra, Primeiro que Sai (UEPS): aqui são vendidos os últimos produtos adquiridos em seu estabelecimento, considerando-se os valores pagos para adquiri-los. Quando o produto sofre aumento constante, os relatórios tendem a apresentar uma margem de lucro baixa, já que o valor praticado e o item entregue ao fornecedor é o mais atual;
  • Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (PEPS): nesse método contábil de controle de estoques, a comercialização dos itens se dá por ordem de aquisição, considerando-se os valores, para efeito de cálculo dos CMV, aqueles pagos ao adquirir a mercadoria;
  • Custo Médio: nessa forma de controle contábil de estoques, para cálculo do CMV, é realizada a média simples dos custos da mercadorias presentes no estoque.

De forma gerencial, o que é mais comum de ocorrer é que os itens sejam comercializados na ordem em que são adquiridos.

Isso é interessante inclusive para evitar que ultrapassem a data de validade.

Por que, para alguns gestores, essa é uma tarefa difícil de ser feita?

Realizar um controle de estoque eficiente costuma ser um verdadeiro desafio para muitos gestores.

Um dos motivos está na quantidade de produtos diferentes existente na maioria das empresas, o que permite uma maior existência de erros.

A falta de uma ferramenta eficiente pode ser também um dos fatores que contribui para isso, pois, por exemplo, o uso de planilhas inadequadas pode aumentar a possibilidade de erros no registro e tratamento de informações.

Não contar com rotinas internas eficientes é outro fator que contribui para problemas no estoque, principalmente quando todos os dados relacionados à operação da empresa não são lançados de maneira correta e centralizada.

Acrescenta-se que muitos estabelecimentos não possuem um sistema de segurança eficaz para evitar fraudes, furtos e roubos.

Materiais De Construcao - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Saiba como fazer o controle de estoques da forma correta em seu estabelecimento

Primeiramente, para que você tenha um controle de estoques eficiente, é importante contar com uma ferramenta que te dê suporte para que isso seja feito.

Planilhas podem ser úteis, mas se você tiver muitos produtos em seu material de construção, elas podem não dar conta.

No mercado existem vários softwares que podem te ajudar nessa tarefa, mas lembre-se de ponderar se o investimento trará os resultados de que você precisa.

Posteriormente, é fundamental fazer o levantamento do estoque atual, para que você também tenha, inclusive, parâmetros para identificar se está havendo redução por perda ou furto de mercadorias

Também é necessário verificar se os seus processos contribuem que seu controle de estoque seja feito com eficiência:

  • A entrada de mercadorias no estoque são todas lançadas?
  • Quando os produtos chegam, quantidades e itens são conferidos?
  • Existe conferência dos itens nas vendas?
  • Seus colaboradores entendem as unidades de medidas utilizadas para registrar os produtos tanto nas compras quanto nas vendas?

Essas são apenas algumas das perguntas que devem ser respondidas para que as rotinas da sua empresa possam ser otimizadas.

Também é importante verificar se os procedimentos de seguranças existentes em seu material de construção conseguem evitar que fraudes, furtos e roubos aconteçam em seu estabelecimento.

Dependendo do porte do seu negócio pode ser interessante contar com o apoio de seguranças, controladores de acesso, circuito interno de segurança, parceria de lojistas com órgãos de segurança pública,  dentre outros.

Entenda como nós, do Grupo Rangel, podemos facilitar seu trabalho quando se trata de controle de estoques

E você sabia que nós, do Grupo Rangel, podemos te ajudar a ter mais eficiência no seu controle de estoques?

Somos especialistas em empresas de materiais de construção.

Além disso, nossos profissionais do setor fiscal podem te ajudar a realizar o cadastro de seus produtos da forma adequada, o que é fundamental inclusive para que suas declarações (como o SPED Fiscal) sejam enviadas da maneira correta.

Também nossa equipe do setor contábil poderá te auxiliar a entender seu saldo atual, valores relacionados a entradas, bem como o CMV em um determinado período.

Conosco, você conta com os serviços que sua empresa de materiais de construção precisa para poder crescer de forma sustentável, e tudo em um só lugar.

Fale com um de nossos especialistas e tenha mais detalhes sobre como isso é possível!

QUERO OBTER O SUCESSO EM MEU MINHA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Tenha Exito Em Seu Restaurante Com Uma Contabilidade Para O Ramo Alimenticio No Rio De Janeiro Post - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Contabilidade para o ramo alimentício no Rio de Janeiro

Saiba como uma contabilidade especializada pode tirar o seu restaurante da crise Entenda os principais benefícios de ter o suporte de uma contabilidade para o ramo alimentício no Rio de Janeiro Não é segredo para ninguém que o país vive

Mantenha Sua Famracia Em Dia Com O Irpj Post (1) - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

IRPJ – como funciona em farmácias?

Entenda como funciona o IRPJ e garanta que sua farmácia não tenho sérios problemas fiscais Saiba como manter a regularidade da sua farmácia entendendo como funciona o pagamento do IRPJ O funcionamento de uma farmácia é de extrema importância para

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Como começar o seu negócio do jeito certo, com um…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Abrir chat
Precisa de ajuda?