Crimes tributários: quais são e como evitar para sua empresa

Saiba Quais Sao Os Principais Crimes Tributarios E Saiba Como Evita Los Blog - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Crimes tributários: quais são e como evitar para sua empresa?

Entenda quais são os crimes tributários e saiba tudo que é necessário para evitar que sua empresa sofra possíveis penalidades 

As leis tributárias são cada vez mais complexas, o que resulta em erros de cálculo, que podem ser encarados como crimes.

Este artigo fornecerá uma visão geral sobre quais são os crimes tributários e de como evitá-los e permanecer no lado certo da lei. 

Leia este artigo até o fim e entenda como se proteger! 

Se o assunto tratado é do seu interesse, você vai querer conferir também:

O que são crimes tributários?

Os crimes tributários são tentativas fraudulentas de se esquivar do pagamento de impostos pelo governo. Evasão fiscal, conspiração, falha na emissão de faturas em transações comerciais e defraudar ou incapacitar registros fiscais e livros contábeis são todos cobertos por esta definição. 

A Lei nº 8137  é a lei responsável por definir os crimes de ordem tributária.

Veja alguns exemplos:

  • As autoridades fiscais podem ser enganadas pelos registros fiscais que são falsificados, extraviados ou alterados;
  • As notas fiscais também podem ser emitidas com valores falsos ou criadas com elementos imprecisos para evitar a detecção; 
  • Os impostos de contribuições sociais não são recolhidos no período de tempo fiscal, o que é considerado roubo; 
  • Quando são exigidos, solicitados e recebidos benefícios injustificados sobre impostos e contribuições sociais. 

Quais são os principais crimes tributários?

1. Crimes tributários de funcionários públicos

Funcionários públicos que, usando seus poderes autorizados, geram um benefício irregular para si mesmos ou para outra pessoa ou empresa, prejudicando o setor público, estão cometendo crimes. Em geral, a fim de que a evasão seja definida, deve haver um ganho ilegal, uso próprio de seus poderes e dano ao Estado. 

2. Sonegação 

A evasão fiscal ocorre quando o contribuinte tenta impedir a autoridade tributária de conhecer os fatos tributáveis ou omite condições pessoais que interferem no cálculo dos impostos devidos. 

3. Fraudes

A fraude fiscal ocorre quando um contribuinte tenta ocultar a verdade ou evitar o pagamento de impostos, enganando a administração fiscal. Ela ocorre quando o evento tributável da obrigação tributária ou suas características cruciais são alteradas a fim de reduzir o valor do imposto devido. 

4. Conluio 

Duas ou mais empresas que trabalham em conjunto para cometer alguma fraude ou evitar a lei se configuram como como conluio. Para que o conluio ocorra, pelo menos duas empresas devem agir em conjunto visando obter tais vantagens ilegais. 

Como não cometer crimes tributários em sua empresa?

1. Faça o recolhimento dos impostos dentro do prazo legal 

Certifique-se de pagar suas obrigações fiscais em tempo hábil para evitar ser definido como uma evasão fiscal e sofrer com multas e juros.

2. Respeite seu regime tributário 

A melhor abordagem para economizar dinheiro através da minimização de impostos é a realização de um planejamento tributário respeitando sempre as leis dentro do seu regime tributário.

3. Respeite os documentos fiscais 

Os empresários frequentemente tentam pagar menos impostos alterando os valores das faturas, notas de venda ou contas. Além disso, a inserção de elementos falsos nos livros fiscais também é uma prática ilegal.

4. Tenha sempre auxilio contábil especializado

Para certificar-se de evitar qualquer erro no preenchimento de formulários ou no preenchimento das partes de contabilidade e impostos de sua empresa, tenha ao seu lado uma equipe de assistência contábil de especialistas profissionais. 

Nós, do Grupo Rangel Contabilidade, auxiliamos sua empresa a se manter em dia com a legislação tributária!

Com o nosso time de profissionais especializados e experientes, auxiliamos você no que for necessário para manter suas rotinas tributárias em dia. 

Se seu objetivo é a redução de tributos, há como fazer esse processo de forma segura sem cometer crimes, por isso nós iremos auxiliar a sua empresa a ter uma tributação justa e a não cometer crimes tributários que possam causar danos à sua empresa e à saúde financeira do seu empreendimento.

EVITE ERROS E CRIMES TRIBUTÁRIOS, CLICANDO AQUI VOCÊ CONTA COM AUXÍLIO ESPECIALIZADO!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco do Grupo Rangel Contabilidade.

Damos suporte aos nossos contratantes para que possam desenvolver continuamente seus empreendimentos de forma sustentável e com foco em seus resultados.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Crimes tributários: quais são e como evitar para sua empresa
Article Name
Crimes tributários: quais são e como evitar para sua empresa
Description
Crimes tributários: quais são e como evitar para sua empresa? Para saber mais informações sobre o assunto, confira o nosso artigo!
Author
Publisher Name
Grupo Rangel
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Simples Nacional para Lucro Real: conheça as vantagens dessa migração…
Cresta Posts Box by CP