Saiba como a DRE e a margem de contribuição estão relacionadas e o modo de usá-las em prol da sua empresa
Entenda de vez como a DRE e a margem de contribuição se relacionam e como elas podem ser usadas em prol do seu negócio.
A DRE e a margem de contribuição são duas poderosas ferramentas as quais podem ser usadas para o desenvolvimento de um estabelecimento.
Todavia, nem todos ainda têm o conhecimento adequado dessas duas ferramentas, tampouco conhecem como utilizá-las em prol do sucesso da empresa.
Sabendo disso, em nosso artigo, trouxemos informações importantes as quais vão ajudar você a entender melhor sobre o que, de fato, são DRE e margem de contribuição e o que fazer para utilizá-las da maneira certa no seu empreendimento.
Dito isso, fique com a gente até o final do nosso material e faça uma excelente leitura.
O que é a DRE?
DRE é a sigla para Demonstrativo do Resultado do Exercício.
Trata-se de um relatório o qual permite identificar se a empresa, em um determinado período, obteve lucro ou prejuízo.
Nela temos um conjunto de contas, chamadas “contas de resultado”, as quais evidenciam custos, receitas e despesas do empreendimento.
Ela traz consigo informações valiosas as quais permitem que uma empresa possa, principalmente, conhecer o que pode ser enxugado em seus gastos.
Leitura sugerida:
- Queda de faturamento: saiba como lidar com ele em sua empresa
- Conheça 4 motivos para a exclusão do Simples Nacional
- O que é o Fator R? Veja quais atividades se enquadram nesse cálculo!
O que é a margem de contribuição?
Nesse contexto, outro conceito importante de se conhecer é a margem de contribuição.
Isso porque ela busca evidenciar se os valores que a empresa está faturando estão sendo suficientes para arcar com todos os custos do negócio, bem como despesas fixas.
Sendo assim, é um poderoso índice que permite entender mais sobre a lucratividade do empreendimento.
Como a DRE e margem de contribuição estão relacionadas
Nesse contexto, a DRE pode nos dar informações valiosas para o cálculo da margem de contribuição.
Sendo assim, ambos estão intimamente ligados e devem ser considerados ao se extrair esse índice em uma determinada empresa.
O que fazer para analisá-las corretamente?
A fim de que a análise da DRE e a margem de contribuição sejam feitas de forma correta, inicialmente é preciso que a contabilização seja, de igual modo, feita da forma devida.
Isso significa que deve-se considerar todos os documentos do negócio, também os critérios da contabilidade aplicados à situação.
Outro ponto importante está ligado a considerar o contexto do negócio; perceba que ele pode fazer toda a diferença quando se trata de interpretação dos dados contidos no relatório.
Em tal cenário, o ideal é você contar com o apoio de quem entende do assunto e, no link abaixo, você conhecerá quem pode ajudar nessa tarefa:
Grupo Rangel: suporte para uma gestão focada em melhorar seus resultados
Como percebemos em nossa conversa, DRE e a margem de contribuição são conceitos que têm relação em comum e que devem ser usados para entender melhor sobre a saúde financeira de uma determinada empresa.
Nós, do Grupo Rangel, conhecemos esse assunto e vamos ajudar você a analisar tais índices com o objetivo de extrair informações as quais possibilitem que você possa ter uma gestão mais eficiente do seu negócio.
Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça os benefícios de contar com o nosso apoio!
Preciso otimizar a gestão do meu negócio!