Tudo o que você precisa saber para que sua farmácia fique em dia com o fisco
Leia o nosso artigo e saiba como manter sua farmácia em dia com o fisco, seja em aspectos legais ou fiscais
Uma das principais preocupações tidas por empresário na gestão de suas empresas está relacionada ao atendimento a burocracias e, além disso, em manter um bom relacionamento com o fisco.
Se esse também é um problema que você enfrenta em sua farmácia, está no caminho certo, pois inconformidades podem trazer sérios problemas ao seu negócio, não apenas financeiros.
Nesse contexto, em nosso artigo vamos conversar sobre o que é o fisco, quais as principais burocracias que sua farmácia precisa atender e vamos aproveitar para te apresentar uma maneira simplificada para lidar com essas situações.
Logo, continue conosco até o final e faça uma ótima leitura.
Entenda o que é o fisco e por que sua farmácia precisa se preocupar com ele
De forma geral, costumamos chamar de fisco os órgãos e agentes governamentais encarregados de fiscalizar a atuação de empresas e o recolhimento de impostos.
Dessa maneira, o fisco pode ser:
- Agentes da Receita Federal;
- Servidores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
- Fiscais da Vigilância Sanitária;
- Auditores fiscais da Receita Estadual, dentre outros.
Também podemos considerar como fisco os órgãos que esses profissionais representam.
No que diz respeito à sua farmácia, atuar na área de medicamentos exige seguir um conjunto de normas, na verdade, você é quem bem sabe disso.
E existe uma fiscalização muito forte no setor, desobedecê-la deixará seu estabelecimento exposto a multas, sanções e vários problemas que podem afetar, inclusive, sua credibilidade no mercado.
Quais os obstáculos enfrentados por farmácia que buscam ester em dia com o fisco
Então, é normal lidar com esse contexto e ver o caminho repleto de obstáculos.
Primeiramente porque os trâmites que devem ser seguidos para que sua farmácia opere legalmente são diferentes de outros tipos de empresas.
Ou seja, dentre as obrigações, você deverá solicitar autorização junto à Anvisa.
Além disso, a tributação dos seus produtos também ocorre de forma diferenciada, principalmente relacionada ao ICMS, devido à cobrança da substituição tributária.
Nesse contexto, devido aos detalhes envolvidos, existem situações que demandam ainda mais atenção quanto ao cumprimento de suas obrigações, como, por exemplo, ao adquirir produtos de outros estados.
Logo, é necessário ter conhecimento aprofundado sobre o seu mercado e obrigações que devem ser cumpridas ao legalizar seu estabelecimento, isso no que diz respeito aos cadastros junto aos órgãos públicos, bem como no cumprimento de suas obrigações tributárias.
Como garantir simplicidade e garantir conformidade tributária e legal de sua farmácia
Então, para garantir que sua farmácia esteja em dia junto ao fisco, é essencial que você conte com auxílio especializado.
Com a ajuda de quem entende fica muito mais fácil – e rápido – atender à burocracia e estar em dia quanto ao atendimento da legislação que regula o recolhimento de impostos.
Sem contar que permite mais tranquilidade à sua gestão e permite que você possa focar em aspectos de sua empresa os quais contribuam para aumentar o seu faturamento.
Entenda como nós, do Grupo Rangel, podemos te ajudar quando se trata de manter sua farmácia em dia com o fisco
Diante do que foi exposto, nós, do Grupo Rangel, podemos te auxiliar nessa missão.
Somos uma contabilidade especializada em farmácia e podemos te ajudar no atendimento quanto às suas obrigações junto ao fisco.
Para isso, contamos com uma equipe altamente qualificada, preparada para te auxiliar a encontrar as soluções que sua farmácia precisa para crescer com sustentabilidade.
Quer saber como isso é possível?
Clique no ícone localizado no lado inferior direito da sua tela e fale agora com um de nossos profissionais.
QUERO OBTER O SUCESSO EM MINHA FARMÁCIA!
Aguardamos o seu contato!