Você sabe o que acontece se o sócio da empresa morrer?

O Que Acontece Quando Um Dos Socios Da Empresa Morre Blog - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Esteja preparado em caso de morte em sociedade, saiba o que fazer

Veja todo o processo e as opções de quando um sócio da empresa morre

Quando alguém é o único proprietário de uma pequena empresa, ele enfrenta uma decisão difícil se morrer. Eles vendem a empresa, talvez ao cônjuge ou a outro membro da família? Ou eles mantêm a propriedade e contratam outra pessoa para dirigi-la? 

Se você é o proprietário de uma empresa extremamente pequena – digamos, uma que emprega apenas você – e seu cônjuge ou parceiro não tem interesse em administrá-la, vendê-la pode ser sua melhor opção. 

Dessa forma, você pode aproveitar o dinheiro da venda e passar seu tempo na aposentadoria fazendo o que você gosta. No entanto, nem sempre é este o caso. E se seu cônjuge for também seu melhor amigo? E se ser proprietário do negócio for mais importante do que vendê-lo? 

Nesses casos, talvez valha a pena considerar manter o controle. Aqui estão algumas coisas a serem pensadas antes de tomar uma decisão.

Qual é o valor de sua empresa?

Se o negócio valer uma quantia significativa de dinheiro, seu parceiro pode ser capaz de vendê-lo um dia e viver dos lucros. Se ele herdar o negócio, no entanto, pode não ser capaz de fazer isso. Se você decidir manter o negócio, seu sócio pode ter que trabalhar nele pelo resto de sua vida. 

Para ele, essa pode ser uma escolha melhor do que herdar uma pequena quantia de dinheiro que ele talvez nunca veja. Se seu negócio vale muito dinheiro, seu sócio pode querer vendê-lo e contratar outra pessoa para dirigi-lo. Dessa forma, ele não trabalhará para o resto de sua vida.

Quanto custa administrar sua empresa a cada ano?

Algumas empresas custam muito dinheiro para funcionar a cada ano. Se seu sócio dirige o negócio, ele pode ter que usar parte de sua herança para mantê-lo em funcionamento. 

Se o negócio vale muito dinheiro, isto pode não ser um grande problema. Entretanto, se o negócio vale apenas alguns milhares de dólares, seu sócio pode ter que usar a maior parte de sua herança para mantê-lo em funcionamento. 

Se seu negócio for mais caro a cada ano, então mantê-lo pode não ser a melhor opção. Se você decidir manter o negócio, seu sócio pode ter que trabalhar nele pelo resto de sua vida. Para ele, essa pode ser uma escolha melhor do que herdar uma pequena quantia de dinheiro que ele talvez nunca veja.

Quanto tempo levará para que seu parceiro receba sua herança?

Se você vender a empresa e seu parceiro receber sua herança imediatamente, ele poderá usá-la para contratar alguém para dirigir o negócio. Se ele não receber a herança por muito tempo, entretanto, pode não ter condições de contratar alguém para dirigir o negócio. 

Seu sócio pode querer administrar o negócio por muitos anos, economizando dinheiro para o dia em que ele possa contratar alguém para administrar o negócio. Dessa forma, ele pode tirar proveito de sua herança sem gastá-la. Se seu sócio não tiver interesse em administrar a empresa, ele pode querer vendê-la e desistir assim que receber a herança. 

Se você decidir manter o negócio, seu sócio pode ter que trabalhar nele para o resto de sua vida. Para ele, essa pode ser uma escolha melhor do que herdar uma pequena quantia de dinheiro que ele talvez nunca veja.

A venda é a única maneira de seu parceiro receber uma herança?

Se seu parceiro recebe uma herança, ele deve impostos sobre ela. Em alguns casos, ele poderá ter que pagar impostos, mesmo que receba a herança daqui a muitos anos. Se seu parceiro receber uma herança, ele poderá usá-la para contratar alguém para dirigir o negócio. 

Se ele mantiver o negócio mas não tiver herança, ele mesmo poderá ter que continuar a administrá-lo. Para seu parceiro, ter que dirigir o negócio pelo resto de sua vida pode ser uma escolha melhor do que receber uma herança sobre a qual ele pode ter que pagar impostos. 

Para seu sócio, manter o negócio pode ser melhor do que receber uma herança sobre a qual ele terá que pagar impostos.

Conte com o Grupo Rangel para te ajudar nesse processo

Nós, do Grupo Rangel, podemos te ajudar na gerência dos seus negócios sem ter prejuízos, entre em contato conosco.

CLIQUE AQUI PARA TER UMA AJUDA ESPECIALIZADA!

5/5 - (1 vote)

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco do Grupo Rangel Contabilidade.

Damos suporte aos nossos contratantes para que possam desenvolver continuamente seus empreendimentos de forma sustentável e com foco em seus resultados.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Summary
Você sabe o que acontece se o sócio da empresa morrer?
Article Name
Você sabe o que acontece se o sócio da empresa morrer?
Description
Esteja preparado em caso de morte em sociedade, saiba o que fazer. Confira agora mesmo mais informações sobre o assunto!
Author
Publisher Name
Grupo Rangel
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Veja como evitar problemas na folha de pagamento de seus…
Cresta Posts Box by CP