Entenda quais impostos o seu mercado está pagando!

Voce Sabe Quais Impostos Seu Mercado Esta Sujeito A Pagar Post (1) - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Tenha um planejamento tributário correto e aumente sua margem de lucro

Saiba o impacto dos impostos que seu mercado tem pago e como isso pode ser revertido para um retorno mais lucrativo!

A área do comércio e mercado no Brasil é uma das que mais emprega e, claro, lida com a grande variedade de impostos. 

Isso é muito negativo, pois sufoca o empreendedor, mina a margem de lucro dele e traz outras consequências que, a longo prazo, podem até mesmo determinar a falência da sua empresa.

É um problema atrás do outro ao empresário que se encontra nesse segmento, afinal, há diferentes tributos que são pagos de acordo com o produto e até mesmo o serviço que seu mercado oferece.

Quais impostos seu mercado tem pago?

Tudo isso pode depender de qual regime tributário seu mercado optou. Atualmente, no Brasil, há 3 formas de regime tributário que são muito comuns:

Cada um desses regimes de tributação prevê suas inúmeras siglas com as quais você deve encarar todos os anos ao prestar as contas de seu mercado.

O Simples Nacional é mais prático dentre esses 3, pois determina que negócios de atividades específicas e que faturam até R$ 4,8 milhões no ano anterior farão o recolhimento dos impostos em uma guia única, chamada DAS.

O Lucro Presumido e o Lucro Real, por sua vez, são mais complexos e possuem sua própria maneira de recolhimento. 

Portanto, é ideal que você conte com um especialista no momento de escolha da forma de regime tributário ou, ainda, para averiguar se o seu mercado está no regime tributário correto.

A apuração do IRPJ e o CSLL das empresas que optam por essa forma de regime tributário (Lucro Presumido) tem por base de cálculo uma margem de lucro pré-fixada por lei, sendo uma maneira encontrada de simplificar a apuração final dos impostos.

Podemos definir as margens do Lucro Presumidas em:

  • 8% para atividades industriais e de comércio;
  • 32% para atividades de serviços – mas há exceções!

Já o PIS e COFINS são calculados de forma cumulativas, isto é, a alíquota somada é de 3,65% sobre o faturamento da empresa.

Se essa forma de regime tributário é a ideal ou não para seu mercado, ninguém melhor que um contador para te orientar!

Por fim, o Lucro Real é o mais complexo dos 3, ele exige maior rigor e disciplina com todas as contas e dados da empresa, para evitar erros na apuração e, claro, declaração errada dos valores que serão pagos.

Algumas empresas são obrigadas a se enquadrarem nessa forma de regime, como as instituições bancárias, financeiras, etc. ou aquelas que possuem lucro superior a R$ 78 milhões.

Se a sua empresa opta por essa forma de regime tributário, deverá ser calculado PIS e COFINS de 9,25% sobre o faturamento.

Seu mercado também, se enquadrado nessa forma de regime, poderá descontar créditos calculados com base em diversos fatores, como consumo de energia elétrica.

A tributação do IRPJ e do CSLL é dada pela apuração do lucro líquido da empresa de forma periódica, então ocorre uma variação.

Contabilidade Para O Ramo Alimenticio - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Entretanto, se a sua empresa apresentar algum prejuízo, a apuração é dispensável.

Quanto à vantagem e se vale a pena ou não você aderir a ela, o contator saberá melhor como determinar isso de maneira a tornar a vida financeira do seu comércio muito mais saudável e sólida.

Muito além do regime tributário!

O regime tributário é apenas uma das maneiras de entender exatamente quanto em impostos sua empresa está pagando e, além disso, há outras ações que devem ser tomadas para entender os impostos exigidos sobre cada tipo de produto.

O imposto pago em um alimento, por exemplo, possui uma variação diferente de uma bebida alcoólica etc.

Tudo isso acaba tornando a gestão financeira da empresa muito mais complexa e confusa, o empresário tem que arcar com diversas guias de recolhimento e formas diferentes da legislação a serem atendidas.

Assim, é razoável que, para o comércio se manter de pé pagando tantos impostos de maneira tão diferente, você, empresário, acabe recorrendo a repassar o prejuízo ocasionado por impostos abusivos ao produto final, impactando diretamente a vida do consumidor comum.

E a consequência é que seus clientes ficam desanimados para comprar com seu mercado e vão atrás de outros que ofereçam preços melhores e mais atrativos ao bolso de cada um deles.

O resultado é uma queda no seu faturamento, lucro menor e, quem sabe, até mesmo prejuízos sucessivos.

Contabilidade especializada em mercados é a saída para que comece a ter resultados melhores

Você, como empresário do segmento de mercado, entende que é um desafio diário encontrar formas de reduzir seus preços, ter lucro e ainda assim estar em dia com o governo.

Na verdade, ouso dizer que nem mesmo andar sobre uma corda bamba é uma tarefa tão complicada para você que empreende nesse ramo.

Ter tempo para avaliar as contas e encontrar uma maneira de ter uma melhor gestão financeira e tributária é uma tarefa corrente, mas e o tempo e expertise para você dedicar a isso?

Dessa forma, é necessário que haja ao seu lado uma contabilidade especializada que entenda as necessidades da sua área e possa solucionar esses dilemas, usando do conhecimento sobre impostos na área fiscal e da experiência que já teve auxiliando outros empresários a reduzir impostos, aumentar os lucros e não mais perderem seus clientes pela alta dos preços que pagam.

Trata-se de um trabalho que apenas corrobora para o sucesso da sua empresa:

  • Você conta com um profissional que atua como conselheiro do seu mercado, estuda as melhores medidas que podem ser tomadas e orienta você sobre o que pode ser feito para manter seu trabalho em conformidade com órgãos públicos.

Conte com o Grupo Rangel Contabilidade para tornar seu mercado muito mais lucrativo sem sofrer com os desafios de pagar impostos!

Nosso escritório conta com mais de 25 anos de jornada, auxiliando empresários de todos os segmentos a conquistarem melhores resultados em suas empresas, sem, com isso, terem que pôr tudo a perder.

Temos a especialidade para atender você, empresário, que atua diretamente na área de mercado, hortifruti, restaurantes e comércios, entendemos, assim, as particularidades envolvidas quanto aos tributos a serem pagos pelo seu setor.

Procure um de nossos contadores e confie na experiência de quem há 25 anos atende profissionais e concede soluções estratégicas para resultados melhores!

Entre em contato conosco!

QUERO OBTER O SUCESSO EM MEU MERCADINHO!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Retirar Uma Empresa Do Buraco Post - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Como tirar uma empresa do buraco?

Aprenda de maneira simples e objetiva como tirar uma empresa do buraco Saber como tirar uma empresa do buraco pode ser determinante para manter em alta o sonho de empreender Sabemos que esse é um assunto delicado, infelizmente para a

Conheca O Que Os Demonstrativos Financeiros Podem Acabar Fazerndo Pelo Seu Negocio Post - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Demonstrativos Financeiros: o que são e o que podem fazer?

Saiba o que são demonstrativos financeiros e o que eles podem fazer pelo seu negócio no ramo alimentício Os demonstrativos financeiros quando bem utilizados podem ser determinantes para o sucesso do seu negócio Se você possui um negócio no ramo

Saiba Como Reduzir Os Impostos Da Sua Empresa Post - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Redução de Impostos: como sua empresa pode se beneficiar?

Você, empresário, gostaria de reduzir seus impostos? Confira essas dicas e veja como ter esse benefício A alta carga tributária do nosso país é um dos fatores mais prejudiciais para uma empresa, limitando o investimento e consequentemente o crescimento do

Como Funcionam Os Livros Fiscais Em Supermercados - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Como funcionam os livros fiscais em supermercados?

Saiba como funcionam os livros fiscais em supermercados Os livros fiscais em supermercados possuem papel determinante no alcance do tão esperado sucesso Os livros fiscais em supermercados, além de obrigatórios, podem ajudar bastante em questões relacionadas principalmente ao inventário e

Estrategia De Vendas Para Obter Sucesso Em Seu Supermercado Post - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Quais as melhores técnicas de vendas em supermercado?

Conheça as melhores estratégias e técnicas de vendas em supermercado Conhecer as melhores técnicas de vendas em supermercado pode levar ao aumento direto no fluxo de caixa Se você atua na área de mercado, com certeza deve conhecer algumas técnicas

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Passo a passo para você montar um mercadinho e ter…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Abrir chat
Precisa de ajuda?