Saiba como fazer o cálculo da lucratividade da sua empresa

Descubra Como Fazer O Calculo Da Lucratividade Da Sua Empresa De Forma Pratica Blog - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Aprenda a realizar o cálculo da lucratividade em sua empresa

Descubra, neste artigo, como fazer o cálculo da lucratividade da sua empresa de forma prática. Confira!

Fazer o cálculo da lucratividade da sua empresa lhe trará assertividade nas tomadas de decisões. Sendo assim, é muito importante que você aprenda mais sobre esse indicador.

Por isso, separamos para você dicas práticas e fáceis de aplicar em sua empresa. Se você é empresário e deseja entender mais sobre esse assunto, você está no lugar certo.

O que é o cálculo da lucratividade?

É um indicador de eficiência operacional que mostra o ganho que a empresa é capaz de gerar a partir do trabalho que realiza. 

Mas veja bem o que significa a palavra lucratividade. Apesar de ser derivado do conceito de lucro, não significa rentabilidade. 

Lucratividade é a relação então o lucro líquido e as vendas, é um percentual. Já o lucro é o resultado positivo após a dedução das vendas, custos e despesas.

O que ocorre se o cálculo da lucratividade não for realizado? 

Não fazer esse cálculo vai gerar muitos prejuízos para a empresa.

Afinal, sem esse indicador, o empresário não saberá se as vendas que estão sendo feitas são suficientes para pagar todos os débitos da empresa e ainda assim gerar lucro.

O que vai impactar no futuro da empresa, impedindo a sua expansão e também correndo risco de até mesmo de encerrar as suas atividades, pois podem surgir problemas nessas operações e o fato de não observá-los torna-os cada vez maiores. 

Muitos gestores ignoram essa questão por não entenderem de fato a sua importância. Mas, agora que você está aqui, já entendeu por que deve fazer o cálculo. 

Como fazer o cálculo da lucratividade de forma prática?

Após pagos todas as despesas e todos os impostos, quanto sobra de cada valor vendido? O cálculo é sobre isso. 

A fórmula que você vai usar é a seguinte:

Lucro líquido dividido pela receita total vezes 100.

Vamos supor que a receita total da sua empresa é de 200 mil reais e o lucro é de 24 mil reais, veja como seria o cálculo:

Lucratividade = (24.000,00 / 200.000,00) x100

Lucratividade = 0,24 x 100

Lucratividade = 24%

O ganho da empresa é indicado de forma percentual. 

Realize o cálculo da lucratividade da sua empresa de forma eficaz e segura com os serviços especializados do Grupo Rangel!

Portanto, caso queira calcular a lucratividade da sua empresa de forma segura e eficaz, conte com a ajuda de especialistas superpreparados para isso, os quais oferecerão um trabalho personalizado e estarão sempre à sua disposição.

O Grupo Rangel presta um serviço de qualidade, com ética e com transparência para que a sua empresa tenha acesso a soluções efetivas, que possibilitam a sua expansão.

Sendo assim, não deixe de entrar em contato conosco.

Basta clicar no botão do WhatsApp e você será atendido por um de nossos especialistas.

ENTRAR EM CONTATO!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco do Grupo Rangel Contabilidade.

Damos suporte aos nossos contratantes para que possam desenvolver continuamente seus empreendimentos de forma sustentável e com foco em seus resultados.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Conheça as principais diferenças entre recesso de final de ano…
Cresta Posts Box by CP