Como fazer uma análise SWOT?

Passo A Passo Para Aplicar A Analise Swot Nos Seus Negocios Post (1) - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Confira um passo a passo para aplicar a análise SWOT no seu negócio!

A realização de uma Análise SWOT pode levar você a conhecer melhor o seu negócio

A análise SWOT é um modelo de planejamento estratégico de alto nível que ajuda as organizações a identificarem onde estão indo bem e onde podem melhorar, tanto de uma perspectiva interna quanto externa. É um acrônimo para “forças, fraquezas, oportunidades e ameaças”.

Normalmente, se deseja realizar uma análise SWOT no início do processo de planejamento estratégico ou durante uma atualização da estratégia. 

Toda a sua equipe de liderança deve estar fortemente envolvida, porque eles devem ter a capacidade de olhar para a sua organização e oferecer uma visão sobre o seu ambiente competitivo e/ou cenário de negócios. 

Quando a equipe de liderança oferece recomendações adequadas sobre seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, você terminará com uma análise SWOT que tem a credibilidade para ser usada construtivamente no processo de planejamento estratégico.

Como fazer uma análise SWOT

Para ajudá-lo a começar, criamos este modelo de análise SWOT passo a passo. Concluir sua análise SWOT é apenas a primeira etapa. 

Abaixo, fornecemos 5 dicas sobre como incorporar sua análise SWOT em seu processo de planejamento estratégico mais amplo, garantindo que ajude a informar as decisões que você toma.

Etapa 1: Pontos fortes

Comece fazendo a pergunta: “No que somos bons?”. Esta é uma questão ampla, mas nos estágios iniciais de sua discussão, você deve aceitar todas as respostas.

  • Pontos fortes financeiros: qual é a sua fonte mais confiável de crescimento financeiro? São seus clientes atuais? Um produto específico? Sua estrutura de taxas de serviço? 
  • Pontos fortes do cliente: de onde vem o crescimento do seu cliente? Isso vem de referências ou de um segmento específico da indústria, como saúde ou varejo? É principalmente varejo ou comercial? Por que seus clientes estão escolhendo você em vez de seus concorrentes?
  • Pontos fortes internos: o que você faz muito bem como organização? Você é o primeiro a inovar produtos em sua indústria? Você tem fortes relacionamentos ou parcerias com clientes?
  • Pontos fortes de aprendizado e crescimento: onde você se destaca no que diz respeito aos seus funcionários? É o seu modelo de remuneração? Poderia ser o seu programa de desenvolvimento de força de trabalho? Sua cultura?

Etapa 2: Fraquezas

Em seguida, você deve se perguntar: “No que não somos bons?” ou “Onde temos oportunidades de melhorar?”

  • Fraquezas financeiras: qual é a sua maior fraqueza financeira? Talvez a maioria de seus clientes esteja em uma indústria cíclica e sujeita aos caprichos do mercado, por exemplo. Ou talvez o seu produto mais comprado tenha a margem de lucro mais baixa.
  • Pontos fracos do cliente: onde seus clientes acham que você precisa melhorar? Podem ser seus produtos de investimento, locais, originação de empréstimos ou preços competitivos para taxas de juros.
  • Fraquezas internas: o que você faz mal? Você tem oportunidades de melhoria na gestão de projetos para abertura de novas filiais? Que tal resolução de chamada com um toque para atendimento ao cliente?
  • Pontos fracos de aprendizado e crescimento: quais são seus maiores desafios com os funcionários? Você tem uma rotatividade particularmente alta em certos departamentos ou uma percepção negativa da cultura organizacional?

Etapa 3: Oportunidades

Após a sua discussão sobre ameaças, peça aos líderes para olharem para o futuro e considerarem: “Onde vemos grandes possibilidades para nossa organização?”

  • Oportunidades financeiras: qual é a sua maior oportunidade de melhorar suas finanças? Isso pode ser iniciar uma nova linha de produtos, aumentar a retenção de clientes ou ir atrás de uma nova área geográfica.
  • Oportunidades para o cliente: onde você poderia melhorar drasticamente com seus clientes? Você poderia melhorar sua interface online? E quanto à venda cruzada de produtos relacionados ou entender melhor os hábitos de compra de seus clientes?
  • Oportunidades internas: Quais processos o conduzirão bem no futuro se você puder melhorá-los? Isso pode envolver a parceria com uma empresa de originação de hipotecas ou o desenvolvimento de patrocínios de bairro.
  • Oportunidades de aprendizado e crescimento: quais oportunidades você tem para alavancar a equipe? Por exemplo, você tem oportunidades de treinamento cruzado? Você poderia fazer alguns ajustes para melhorar sua cultura e, portanto, sua retenção?

Etapa 4: Ameaças

Depois de identificar as oportunidades, concentre-se em suas maiores ameaças, perguntando: “O que vemos no horizonte como sendo potencialmente prejudicial à nossa organização?”

  • Ameaças financeiras: quais ameaças podem afetar seriamente sua saúde financeira? Podem ser concorrentes de baixo custo, um parceiro entrando no setor bancário ou um banco no exterior?
  • Ameaças ao cliente: qual é a sua maior preocupação com seus clientes? Algum de seus concorrentes oferece verificação de taxa zero que pode roubar parte de sua participação no mercado? Quão simples é a facilidade de partida de seus clientes?
  • Ameaças internas: quais áreas atuais do seu negócio podem prejudicá-lo mais tarde? Você tem um lançamento de novo produto em breve que pode falhar? Você está lutando por uma fusão ou uma atualização de escritório?
  • Ameaças de aprendizagem e crescimento: o que ameaça as pessoas em sua organização? Isso pode ser qualquer coisa, desde instabilidade em seu departamento de suporte ao cliente até a saída de um funcionário ou uma resistência específica do departamento contra a nova tecnologia.

Conte conosco!

Conte conosco, do Grupo Rangel, temos expertise para te auxiliar no que for preciso, pois somos uma contabilidade especializada em processos contábeis que irão garantir a conformidade e crescimento do seu negócio.

Entre em contato conosco clicando no ícone do WhatsApp que disponibilizamos logo abaixo.

QUERO OBTER O SUCSSO EM MINHA EMPRESA!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Tenha Exito Em Seu Restaurante Com Uma Contabilidade Para O Ramo Alimenticio No Rio De Janeiro Post - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Contabilidade para o ramo alimentício no Rio de Janeiro

Saiba como uma contabilidade especializada pode tirar o seu restaurante da crise Entenda os principais benefícios de ter o suporte de uma contabilidade para o ramo alimentício no Rio de Janeiro Não é segredo para ninguém que o país vive

Mantenha Sua Famracia Em Dia Com O Irpj Post (1) - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

IRPJ – como funciona em farmácias?

Entenda como funciona o IRPJ e garanta que sua farmácia não tenho sérios problemas fiscais Saiba como manter a regularidade da sua farmácia entendendo como funciona o pagamento do IRPJ O funcionamento de uma farmácia é de extrema importância para

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Tudo o que você precisa para aplicar a Metodologia DISC…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Abrir chat
Precisa de ajuda?