Passo a passo de como é feito um planejamento tributário que garante conformidade tributária com mínimos custos!
Entenda como funciona o planejamento tributário e como ele deve ser feito para garantir o enquadramento adequado para o seu negócio
Você já parou para refletir sobre o que é preciso para o seu negócio se colocar no caminho para o sucesso?
É claro que oferecer um produto ou serviço inovador, eficiente e atrativo são aspectos fundamentais, contudo, existem outros detalhes que precisam ser cuidados antes mesmo de se chegar a esses…
Isso porque o bom funcionamento da sua empresa depende da regularidade e conformidade com as diversas obrigações que ela tem, e essa é a base para o sucesso do seu negócio.
Contudo, especialmente quando falamos de conformidade tributária, comumente é algo que custa caro para muitos empresários, pela ausência de um enquadramento adequado…
Por isso, preparamos o artigo de hoje para falar sobre a solução para esse problema, que irá equilibrar a sua conformidade com os menores custos possíveis.
Planejamento tributário – O que é?
Partindo da definição, o planejamento tributário é o meio que se usa para analisar diversas especificidades de um negócio e, a partir disso, identificar qual o regime tributário mais adequado.
Para isso, são considerados uma série de fatores da empresa e é testado em como seria o enquadramento em cada regime:
Com isso, é possível verificar qual proporciona menores taxas e mais benefícios fiscais, ou seja, o enquadramento adequado.
Agora que já temos claro o que é – e como é importante -, vamos para o passo a passo de como ele é feito.
Passo a passo para elaboração do planejamento tributário
Antes de tudo, você precisa ter em mente que o planejamento tributário demanda o conhecimento de profissionais contábeis, pois, são eles quem conhecem as legislações tributárias e sabem exatamente como identificar o mais vantajoso para o seu negócio.
Tendo deixado isso claro, vamos te mostrar qual o procedimento do planejamento tributário para se chegar na conclusão do melhor enquadramento.
1º Passo – Análise das especificidades empresariais
A primeira coisa a ser feita é a análise das especificidades que sua empresa possui.
Ou seja, inicialmente, será analisado qual é a sua atividade, qual o porte da sua empresa, qual a média de faturamento mensal que ela obtém, entre outros.
2º Passo – Natureza jurídica
Esse passo poderia perfeitamente ser colocado junto com o primeiro, contudo, esse é um detalhe tão importante que precisa ser analisado separadamente.
Isso porque, alguns tipos societários, como o MEI, por exemplo, já tem o enquadramento adequado no Simples Nacional, ou seja, já é possível partir para o plano tributário, pulando a terceira etapa.
E outras naturezas jurídicas se adequam melhor a outros regimes tributários, por isso, é algo que precisa ser analisado.
3º Passo – Enquadramento
Com as informações dos dois passos anteriores em mãos, é possível identificar qual o melhor regime tributário para realizar o enquadramento, de acordo com os três que mencionamos anteriormente.
4º Passo – Plano tributário da sua empresa
Cada regime funciona de uma forma, possui seus benefícios e possibilidades, e tudo isso é considerado no plano tributário da sua empresa.
A principal finalidade deste passo é garantir que todos os benefícios possíveis sejam usufruídos pela sua empresa e que se consiga menores custos tributários, tudo dentro da lei, garantindo a conformidade.
5º Passo – Revisão do planejamento tributário
Muitas vezes, com o crescimento empresarial, um novo enquadramento e plano tributário se tornam uma necessidade.
Por isso, a revisão deve ser feita periodicamente, para sempre cumprir com o objetivo de garantir a conformidade com menos custos.
Tenha um planejamento tributário adequado ao seu negócio!
Com tudo que apresentamos, não restam dúvidas de como o planejamento tributário é importante, não é mesmo?
Dessa forma, para você ter o seu, completamente adequado ao seu negócio, basta contar conosco!
Nós, do Grupo Rangel, dispomos de profissionais especializados na realização de planejamentos tributários e estamos apenas aguardando o seu contato para realizar o seu.
Portanto, não hesite em nos chamar.