Planejamento tributário – Como fazer?

Planejamento Tributário - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Passo a passo de como é feito um planejamento tributário que garante conformidade tributária com mínimos custos!

Entenda como funciona o planejamento tributário e como ele deve ser feito para garantir o enquadramento adequado para o seu negócio

Você já parou para refletir sobre o que é preciso para o seu negócio se colocar no caminho para o sucesso? 

É claro que oferecer um produto ou serviço inovador, eficiente e atrativo são aspectos fundamentais, contudo, existem outros detalhes que precisam ser cuidados antes mesmo de se chegar a esses… 

Isso porque o bom funcionamento da sua empresa depende da regularidade e conformidade com as diversas obrigações que ela tem, e essa é a base para o sucesso do seu negócio. 

Contudo, especialmente quando falamos de conformidade tributária, comumente é algo que custa caro para muitos empresários, pela ausência de um enquadramento adequado… 

Por isso, preparamos o artigo de hoje para falar sobre a solução para esse problema, que irá equilibrar a sua conformidade com os menores custos possíveis. 

Planejamento tributário – O que é? 

Partindo da definição, o planejamento tributário é o meio que se usa para analisar diversas especificidades de um negócio e, a partir disso, identificar qual o regime tributário mais adequado. 

Para isso, são considerados uma série de fatores da empresa e é testado em como seria o enquadramento em cada regime: 

Com isso, é possível verificar qual proporciona menores taxas e mais benefícios fiscais, ou seja, o enquadramento adequado. 

Agora que já temos claro o que é – e como é importante -, vamos para o passo a passo de como ele é feito. 

Passo a passo para elaboração do planejamento tributário 

Antes de tudo, você precisa ter em mente que o planejamento tributário demanda o conhecimento de profissionais contábeis, pois, são eles quem conhecem as legislações tributárias e sabem exatamente como identificar o mais vantajoso para o seu negócio. 

Tendo deixado isso claro, vamos te mostrar qual o procedimento do planejamento tributário para se chegar na conclusão do melhor enquadramento. 

1º Passo – Análise das especificidades empresariais 

A primeira coisa a ser feita é a análise das especificidades que sua empresa possui. 

Ou seja, inicialmente, será analisado qual é a sua atividade, qual o porte da sua empresa, qual a média de faturamento mensal que ela obtém, entre outros. 

2º Passo – Natureza jurídica 

Esse passo poderia perfeitamente ser colocado junto com o primeiro, contudo, esse é um detalhe tão importante que precisa ser analisado separadamente. 

Isso porque, alguns tipos societários, como o MEI, por exemplo, já tem o enquadramento adequado no Simples Nacional, ou seja, já é possível partir para o plano tributário, pulando a terceira etapa. 

E outras naturezas jurídicas se adequam melhor a outros regimes tributários, por isso, é algo que precisa ser analisado. 

3º Passo – Enquadramento 

Com as informações dos dois passos anteriores em mãos, é possível identificar qual o melhor regime tributário para realizar o enquadramento, de acordo com os três que mencionamos anteriormente. 

4º Passo – Plano tributário da sua empresa 

Cada regime funciona de uma forma, possui seus benefícios e possibilidades, e tudo isso é considerado no plano tributário da sua empresa. 

A principal finalidade deste passo é garantir que todos os benefícios possíveis sejam usufruídos pela sua empresa e que se consiga menores custos tributários, tudo dentro da lei, garantindo a conformidade. 

5º Passo – Revisão do planejamento tributário

Muitas vezes, com o crescimento empresarial, um novo enquadramento e plano tributário se tornam uma necessidade. 

Por isso, a revisão deve ser feita periodicamente, para sempre cumprir com o objetivo de garantir a conformidade com menos custos.

Tenha um planejamento tributário adequado ao seu negócio! 

Com tudo que apresentamos, não restam dúvidas de como o planejamento tributário é importante, não é mesmo? 

Dessa forma, para você ter o seu, completamente adequado ao seu negócio, basta contar conosco! 

Nós, do Grupo Rangel, dispomos de profissionais especializados na realização de planejamentos tributários e estamos apenas aguardando o seu contato para realizar o seu. 

Portanto, não hesite em nos chamar. 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Tenha Exito Em Seu Restaurante Com Uma Contabilidade Para O Ramo Alimenticio No Rio De Janeiro Post - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Contabilidade para o ramo alimentício no Rio de Janeiro

Saiba como uma contabilidade especializada pode tirar o seu restaurante da crise Entenda os principais benefícios de ter o suporte de uma contabilidade para o ramo alimentício no Rio de Janeiro Não é segredo para ninguém que o país vive

Mantenha Sua Famracia Em Dia Com O Irpj Post (1) - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

IRPJ – como funciona em farmácias?

Entenda como funciona o IRPJ e garanta que sua farmácia não tenho sérios problemas fiscais Saiba como manter a regularidade da sua farmácia entendendo como funciona o pagamento do IRPJ O funcionamento de uma farmácia é de extrema importância para

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Saiba tudo a respeito de dois tipos empresariais, ME e…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Abrir chat
Precisa de ajuda?