Planejamento tributário – Como fazer?

Planejamento Tributário - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Passo a passo de como é feito um planejamento tributário que garante conformidade tributária com mínimos custos!

Entenda como funciona o planejamento tributário e como ele deve ser feito para garantir o enquadramento adequado para o seu negócio

Você já parou para refletir sobre o que é preciso para o seu negócio se colocar no caminho para o sucesso? 

É claro que oferecer um produto ou serviço inovador, eficiente e atrativo são aspectos fundamentais, contudo, existem outros detalhes que precisam ser cuidados antes mesmo de se chegar a esses… 

Isso porque o bom funcionamento da sua empresa depende da regularidade e conformidade com as diversas obrigações que ela tem, e essa é a base para o sucesso do seu negócio. 

Contudo, especialmente quando falamos de conformidade tributária, comumente é algo que custa caro para muitos empresários, pela ausência de um enquadramento adequado… 

Por isso, preparamos o artigo de hoje para falar sobre a solução para esse problema, que irá equilibrar a sua conformidade com os menores custos possíveis. 

Planejamento tributário – O que é? 

Partindo da definição, o planejamento tributário é o meio que se usa para analisar diversas especificidades de um negócio e, a partir disso, identificar qual o regime tributário mais adequado. 

Para isso, são considerados uma série de fatores da empresa e é testado em como seria o enquadramento em cada regime: 

Com isso, é possível verificar qual proporciona menores taxas e mais benefícios fiscais, ou seja, o enquadramento adequado. 

Agora que já temos claro o que é – e como é importante -, vamos para o passo a passo de como ele é feito. 

Passo a passo para elaboração do planejamento tributário 

Antes de tudo, você precisa ter em mente que o planejamento tributário demanda o conhecimento de profissionais contábeis, pois, são eles quem conhecem as legislações tributárias e sabem exatamente como identificar o mais vantajoso para o seu negócio. 

Tendo deixado isso claro, vamos te mostrar qual o procedimento do planejamento tributário para se chegar na conclusão do melhor enquadramento. 

1º Passo – Análise das especificidades empresariais 

A primeira coisa a ser feita é a análise das especificidades que sua empresa possui. 

Ou seja, inicialmente, será analisado qual é a sua atividade, qual o porte da sua empresa, qual a média de faturamento mensal que ela obtém, entre outros. 

2º Passo – Natureza jurídica 

Esse passo poderia perfeitamente ser colocado junto com o primeiro, contudo, esse é um detalhe tão importante que precisa ser analisado separadamente. 

Isso porque, alguns tipos societários, como o MEI, por exemplo, já tem o enquadramento adequado no Simples Nacional, ou seja, já é possível partir para o plano tributário, pulando a terceira etapa. 

E outras naturezas jurídicas se adequam melhor a outros regimes tributários, por isso, é algo que precisa ser analisado. 

3º Passo – Enquadramento 

Com as informações dos dois passos anteriores em mãos, é possível identificar qual o melhor regime tributário para realizar o enquadramento, de acordo com os três que mencionamos anteriormente. 

4º Passo – Plano tributário da sua empresa 

Cada regime funciona de uma forma, possui seus benefícios e possibilidades, e tudo isso é considerado no plano tributário da sua empresa. 

A principal finalidade deste passo é garantir que todos os benefícios possíveis sejam usufruídos pela sua empresa e que se consiga menores custos tributários, tudo dentro da lei, garantindo a conformidade. 

5º Passo – Revisão do planejamento tributário

Muitas vezes, com o crescimento empresarial, um novo enquadramento e plano tributário se tornam uma necessidade. 

Por isso, a revisão deve ser feita periodicamente, para sempre cumprir com o objetivo de garantir a conformidade com menos custos.

Tenha um planejamento tributário adequado ao seu negócio! 

Com tudo que apresentamos, não restam dúvidas de como o planejamento tributário é importante, não é mesmo? 

Dessa forma, para você ter o seu, completamente adequado ao seu negócio, basta contar conosco! 

Nós, do Grupo Rangel, dispomos de profissionais especializados na realização de planejamentos tributários e estamos apenas aguardando o seu contato para realizar o seu. 

Portanto, não hesite em nos chamar. 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Retirar Uma Empresa Do Buraco Post - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Como tirar uma empresa do buraco?

Aprenda de maneira simples e objetiva como tirar uma empresa do buraco Saber como tirar uma empresa do buraco pode ser determinante para manter em alta o sonho de empreender Sabemos que esse é um assunto delicado, infelizmente para a

Conheca O Que Os Demonstrativos Financeiros Podem Acabar Fazerndo Pelo Seu Negocio Post - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Demonstrativos Financeiros: o que são e o que podem fazer?

Saiba o que são demonstrativos financeiros e o que eles podem fazer pelo seu negócio no ramo alimentício Os demonstrativos financeiros quando bem utilizados podem ser determinantes para o sucesso do seu negócio Se você possui um negócio no ramo

Saiba Como Reduzir Os Impostos Da Sua Empresa Post - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Redução de Impostos: como sua empresa pode se beneficiar?

Você, empresário, gostaria de reduzir seus impostos? Confira essas dicas e veja como ter esse benefício A alta carga tributária do nosso país é um dos fatores mais prejudiciais para uma empresa, limitando o investimento e consequentemente o crescimento do

Como Funcionam Os Livros Fiscais Em Supermercados - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Como funcionam os livros fiscais em supermercados?

Saiba como funcionam os livros fiscais em supermercados Os livros fiscais em supermercados possuem papel determinante no alcance do tão esperado sucesso Os livros fiscais em supermercados, além de obrigatórios, podem ajudar bastante em questões relacionadas principalmente ao inventário e

Estrategia De Vendas Para Obter Sucesso Em Seu Supermercado Post - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Quais as melhores técnicas de vendas em supermercado?

Conheça as melhores estratégias e técnicas de vendas em supermercado Conhecer as melhores técnicas de vendas em supermercado pode levar ao aumento direto no fluxo de caixa Se você atua na área de mercado, com certeza deve conhecer algumas técnicas

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Saiba tudo a respeito de dois tipos empresariais, ME e…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Abrir chat
Precisa de ajuda?